Sagrado Feminino

Barcelona é realmente uma cidade muito feminina... há flores e rendas e deusas por todo lado, e muitos nomes de ruas e praças são nomes de mulheres, como Praça da Veronica ou Rua da Condessa de Sobradiell, ou nomes que mulheres adorariam escutar, como Rua da Flor, Rua de Vidro (esse nome é lindo!!! parece que saiu direto do livro Momo e o Senhor do Tempo, que li mês passado e amei), Rua da Princesa, entre outras muito legais.

A escola de espanhol que estou frequentando esse mês (resolvi fazer logo o curso de verão, apesar do calor) se chama Escola Oficial de Idiomas, e é ótima. Eles promovem algumas excursões e eventos em Barcelona e seus arredores. Eu ainda não tinha ido a coisa alguma, mas hoje fui ao Museu Picasso, onde, além da exposição permanente de suas obras, está a exposição Las Meninas, onde estão expostas obras de muitos artistas que fizeram reinvenções e estudos do célebre quadro do Velázquez. Meninas em castelhano remete mais a "damas de honra" do que a crianças do sexo feminino, mas de toda forma, o Museu Picasso está cheio de energia feminina... o próprio Picasso era super receptivo à mulheres, e sua capacidade de desenhá-las e pintá-las era impressionante... parece que ele concretiza vários mundos interiores, o mundo da alma de mulheres que conheceu, na forma de arte plástica... eu, espertamente, esqueci minha caneta, meu caderno e meus óculos hoje, e vi a exposição sem todos as minhas ferramentas de museu... então terei que voltar lá para anotar em detalhe o percurso que mais me encantou... Mesmo assim, hoje, apesar da falta de recursos de registro, adorei ver Picasso brincando com a arte de colegas pintores, como El Greco e Velázquez, e principalmente com obras de Klimt, em A Espera e O Abraço ... me encantaram também o acervo de sua infância (ele gostava de pintar pássaros e idosos), a freqüência com a qual ele inseria o próprio pai no primeiros quadros que pintou, e o estilo mais naïf da fase final de sua vida (faunos , pássaros e mulheres em utensílios de cerâmica)...

Quando eu voltar ao museu de óculos, caderno e caneta, vou postar detalhes aqui no blog... e também várias coisas sobre a palestra de um professor de literatura e arte da UAB, Dr. Llosada, que falou muitas coisas legais sobre Picasso antes de irmos ao museu...

Beijos <3 p="">

Comments

Unknown said…
Paola
to adorando seu lado bloggeira. Sinto-me como se estivesse ao seu lado. Bem que eu queria!!! Continue a nos encantar com suas idéias, percepções e experiências. Saudades. Janine
Paola Ranova said…
EEEEEE!
Que bom que você está conectada...
Sempre me lembro de você aqui, sabia? Parece que em vários momentos você está comigo, em especial quando tiro algumas fotos tremidas! Penso que se você estivesse por aqui as fotos seriam bem melhores!!! Heheehehe! Mesmo assim, devo fazer um Flickr em breve...
Saudades..
Beijos!

Popular posts from this blog

Grounded Spirituality

Positivity

Earth & Fire