No Bairro Gótico

Depois de procurar um pouco, mas não muito (o que foi uma sorte enorme, pois achar lugar para morar em Barcelona não é fácil), encontrei minha morada nessa cidade. Um quarto lindo, de 16 m2, num apartamento muito luminoso e super bem situado. Ao lado das Ramblas, pertinho do mar e do calçadão do Passeig de Colón, ao lado de uma igreja maravilhosa, perto da estação de metrô e da estação de trem. Achei esse quarto antes de fazer aniversário, e o considerei mais um presente, dentre os muitos que tenho recebido nos últimos tempos, que a vida me deu. Passar o aniversário de 30 anos aliviada com meu quarto novo foi realmente uma alegria!

Eu quando aluguei o quarto achava que estava morando no Born, mas depois me disseram que desse lado da Via Laetana é o Gótico. O que para mim é legal do mesmo jeito. O bairro Gótico é lindo, doce e forte ao mesmo tempo. Barulhento à noite, mas nada que música no Ipod e tampões de ouvido, e principalmente, cansaço físico, não resolvam. O barulho à noite é principalmente de quinta a sábado, provocado, em maioria, por turistas ingleses e nórdicos do sexo masculino - sempre alcoolizados e cantando aos berros. Há muitas despedidas de solteiro por aqui, e um certo estereótipo de que a Espanha é terra de farra. Mas a Catalunha e a Espanha não são a mesma coisa. Disso eu já sabia na teoria, mas viver isso é algo bem diferente. Às 2h da manhã tudo fecha e há mais patrulhamento policial para garantir a paz das noites de sono.

No domingo, estranhamente ou não, é mais silencioso por aqui.

Quando entrei no quarto onde decidi morar, vi que era lilás. Energeticamente muito bom, não importa se é bonito. O banheiro é bom também, o que para mim é importante. A máquina de lavar é dentro da cozinha e não há área de serviço. A pia da cozinha é a mesma da "área" inexistente. Coisa de lugar antigo.

Aqui moram uma alemã no quarto rosa e um americano no quarto verde. Multiculturalismo delimitado por cores... O apartamento é alegre, meus companheiro de piso são bonzinhos, novinhos, e quase não os vejo. O proprietário não mora aqui, é um sujeito mais velho e acho que é dos países nórdicos. Ele é bem na dele, mas simpático e objetivo, e acho que ficou aliviado de alugar para mim, pela minha idade e por eu ter bolsa por um ano, diferente do esquema Erasmus, que é efêmero e traz muita rotatividade.

Fiz a mudança para cá em alguns dias. A cada dia trazíamos algumas coisas. O último dia de mudança fiz sozinha, com duas viagens de trem e mochila pesada nas costas. Mas deu tudo certo e aos poucos estou me instalando.

A cidade tem muita poeira suspensa no ar e preciso limpar o chão direto. Aqui a vida é mais desencanada, mas eu limpo meu quarto e as áreas comuns com freqüêcia, senão fico nervosa...

E aos poucos vou me adaptando à nova casa e à nova vida...

Comments

Popular posts from this blog

Grounded Spirituality

Lapis Lazuli Consciousness

Positivity