Linguagem

Uma das coisas que mais gosto em Barcelona é a mobilidade. Aqui caminho muito, ou resolvo as coisas à distância de metrô. Como não sou apegada a carro nem gusto de ônibus, está ótimo viver assim, pois sou fã de metro e VLT.

No metrô acontecem várias coisas. Tem gente de tudo quanto é canto, turistas e nativos de BCN. É legal reparar as pessoas, mas o mais legal é observar os cabelos. Os cortes de cabelo do pessoal de Barcelona são muito, muito, muito loucos. Eu não acho necessariamente bonitos - na verdade, ao contrário. Mas as pessos não têm o menor medo de ficar com o cabelo bizarro. Até as crianças bem novinhas, principalmente os meninos, têm uns cortes surreais. Dá para ver que os nativos daqui dedicam boa parte do tempo aos cortes de cabelo.

Outra coisa legal é ouvir os nomes dos locais de paradas de metrô no auto falante em Catalão. Sempre uma voz diz "próxima parada..." e outra responde "Drassanes" (que é perto de onde moro) ou qualquer outro local. Se a voz que anuncia a próxima parada é masculina, a outra é feminina, e vice-versa. É bonita a entonação da língua catalã. Lembra um pouco o português de Portugal. E a grafia parece uma mistura de espanhol com francês.

Hoje fui de metrô ao mercado e fiquei pensando nessas coisas... nas diferenças de musicalidade e principamente de vocabulário. Como não sabia dizer "fósforo" em espanhol nem em catalão, e propositalmente não trouxe um dicionário para cá (em Salamanca eu só andava com um dicionário de bolso e acabei ficando escrava dele, então desta vez preferi abolir), cheguei para a moça que atende nos corredores e, gesticulando, perguntei por "filletes de madera... para hacer fuego... maderitas... con chamas en la cabeza... pfuuu...pfuuu..." e a mulher, com uma cara meio sem graça, respondeu uma palavra que eu nunca tinha ouvido e me encaminhou para uma prateleira, onde havia várias opções de caixas de fósforo... e nelas estava escrito: "fósforos de madera". Heheheheheeehehe!!! (Depois disso ainda descobri que "fósforo" em Bruxelas é "Lucifer" e ri mais ainda, hehehehehehehe!!!)

Ainda bem que já estou procurando cursos de Espanhol por aqui! Tinha pensado em fazer um intensivo em julho, mas estou meio cansada de tudo o que ocorreu no último mês e ainda não sei. Eu fico mal-humorada no calor excessivo e para estudar outra lingua no calor além de escrever a tese é um saco. Eu não consigo pensar em outra língua no calor. Então ainda estou avaliando o que vou fazer...

Beijos <3 p="">

Comments

Clarafiesta said…
Hehehehe...

Popular posts from this blog

Grounded Spirituality

Positivity

Earth & Fire