Rollo May

Esse autor é muito bom! Adoro o que ele escreve. Na verdade, antes só conhecia as obras sobre poder e violência... e recentemente conheci o que ele escreveu sobre coragem, no livro A coragem de criar. Abaixo algumas seleções:
"Sem coragem, o amor empalidece e se transforma em dependência."
"Sem coragem, fidelidade é apenas conformismo."
"Coragem... coeur... coração."
"A coragem corporal é a capacidade d eouvir o corpo, de criar empatia nos outrso pelo corpo, sentir o corpo como objeto de arte e fonte de prazer."
"A coragem moral é a identificação com o sofrimento do próximo, uma coragem perceptiva."
"A coragem social é a capacidade de arriscar o próprio eu na esperança de atingir uma intimidade significativa. É investir no eu, por certo tempo, em um relacionamento que exigirá uma entrega cada vez maior. E intimidade requer coragem, pois o risco é inevitável."
"O medo da intimidade é o medo da vida e o medo da morte. Coragem de ser é sentir tudo isso e ainda assim, ir adiante. Seguir em frente é ter fé."
"O paradoxo da coragem é que devemos nos comprometer por completo, e ao mesmo tempo, ter consciência de que podemos estar errados, em um movimento dialético entre convicção e dúvida. O compromisso saudável não está livre de dúvidas, mas existe apesar delas. É admitir abertamente as dúvidas e reinterar abertamente o conpromisso. "
"Coragem é entrega, e por isso, desapego. A pessoa com coragem cria e duvida ao mesmo tempo."

Comments

Gláucia said…
Ola Paola. Eu também acho Rollo May fabuloso. Estou terminando de ler "O homem a procura de si mesmo" pela terceira vez. Coincidência ler teu blog nesse momento em que estou exatamente lendo o capítulo que fala da "Coragem - A virtude da maturidade". E como estou no final do livro estou procurando outro dele para ler.

Popular posts from this blog

Grounded Spirituality

Lapis Lazuli Consciousness

Positivity