Vida


Não há dúvida de que essa idéia de mentalidade sadia é inadequada como doutrina filosófica, porque os fatos maléficos que ela categoricamente se recusa a explicar são uma porção genuína da realidade, e eles podem ser, no fim das contas, a melhor chave para a compreensão do significado da vida, e possivelmente os únicos que podem abrir os nossos olhos para os níveis mais profundos da verdade.

William James
As Variedades da Experiência Religiosa


Muitos caminhos espirituais ensinam que a maneira de lidar com as grandes e pequenas negatividades que todos nós temos é elevar-se acima delas e transcendê-las. Segundo essa idéia, parece que, se voltarmos sempre a nossa atenção para o verdadeiro, para o bom e para o belo, as negatividades irão se desfazer. Contudo, acredito que esse método não funciona. Ele representa um desejo ineficaz e uma negação, e conduz à repressão e a uma subseqüente ação negativa não-reconhecida. As negatividades devem ser transformadas, mas não transcendidas.

Donavan Thesenga
Não Temas o Mal



Tenho pensado ultimamente em como, muitas vezes, uma abordagem excessivamente espiritual da vida pode desumanizá-la e desqualificar o mundo material, o corpo e os sentimentos em nome de uma suposta superioridade do espírito. Talvez nesse mundo encarnado a vida seja muito mais ampla e interessante quando as dimensões se integram sem hierarquias, e sem destruir-se ou anular-se mutuamente.

Imagem: Golden Cloud, de David Bierk (1944-2002)

Comments

PHeuliz said…
Foi sensacional ler isso hoje,...

Popular posts from this blog

Grounded Spirituality

Positivity

Earth & Fire