Presença e Movimento

O Jean-Yves Leloup (filósofo e padre ortodoxo hesicasta) diz que "A presença humana é algo de precioso, verdadeiramente raro: é uma presença que é consciência, consciência de si (...)". Analisa as presenças em diferentes seres, como os minerais, vegetais, animais e humanos. Segundo ele, "o modo de presença do mineral é a própria manifestação, a presença real de simplesmente ser. Uma pedra está terrivelmente presente. (...)"
Ao ler isso senti que o mundo mineral está presente como vibração, como emanação.
Leloup continua: "No mundo vegetal, existe uma presença também real. Ao lado do peso da Presença mineral, existe a Presença de uma orientação. O que surpreende, no vegetal, é sua orientação em relação à luz que o alimenta e serve de fundamento a suas raízes."
É lindo enxergar no vegetal a presença em movimento...
Em relação aos animais, ele fala: "No animal, existe a presença de algo diferente, há a presença de um ser inteligente. Na planta, existe uma inteligência que floresce, que se exprime assim. No animal, existe uma inteligência que late, grita, quase fala. (...) Trata-se de uma inteligência que tem olhar. (...) No animal, existe um reconhecimento."
Em síntese, Leloup afirma que:
"Na pedra, o Ser está presente;
no vegetal, ele está vivo;
no animal, é inteligente;
no ser humano, é consciente...
a consciência de si
é uma nova qualidade de presença."
(leitura de A Arte da Atenção, ed. Verus, São Paulo, 2002, pp. 57-58)
OBS: Espiritualidade Hesicasta é...
... uma prática de oração com o coração...
"Hesychia ou Hesíquia ... Um estado de vida e o estado correspondente da alma: a reclusão e a solidão de um lado, e de outro o repouso, o silêncio dos pensamentos e dos movimentos, a quietude, a suspensão que torna a alma e particularmente a mente ("o olho da alma") e o coração ("a raiz dos poderes") disponíveis para uma contemplação tão ininterrupta quanto possível. Contemplação, diria-se também, é justamente oração, pois tudo é um. Explica-se que a hesíquia, como a oração do coração que é ao mesmo tempo clima e emanação, vieram abarcar toda a riqueza da mística e da ascese a partir do desinteresse, da apatia e da nudez da mente até esta inconsciência de si na oração..."
Jean Gouillard
"Pode-se definir o hesicasmo como um sistema espiritual de orientação essencialmente contemplativa, que consiste no aperfeiçoamento do humano na busca da união com Deus através da oração contínua.Os grandes mestres da oração hesicasta, que criaram o método e sobretudo a teologia da oração hesicasta, podem ser encontrados entre os séculos XIII e XIV no Monte Athos.Vamos aqui recordar alguns nomes: Gregório, o Sinaísta (+1346). Do Mosteiro do Monte Sinai, ele transportou a “oração do coração” para o Monte Athos. Nicéforo, o Hesicasta, de origem calabresa, converteu-se à Ortodoxia e se tornou monge no Monte Athos. Escreveu um pequeno tratado intitulado: “Sobre a Custódia do Coração”, que se tornou um clássico da oração hesicasta.Do século XIV temos um tratado anônimo chamado: “Método da Santa Oração”, que é às vezes atribuído a São Simeão, o Novo Teólogo, mas não é verdade que seja dele esta obra.Um outro grande hesicasta é Teolepto, Metropolita de Filadélfia (1250-1345), que formou gerações inteiras de hesicastas.Finalmente, temos o já citado Gregório Palamas (1296-1359), que é considerado o maior teólogo do hesicasmo.

Comments

Guilherme said…
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