Criatividade

Como sempre, MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS se reafirma como meu livro preferido, só ficando atrás de ORAÇÕES DO COSMOS. Hoje o abri aleatoriamente e caí forte no capítulo 10, intitulado As águas claras: o sustento da vida criativa. Abaixo um trecho do início do capítulo... que tem tudo a ver com os temas que tenho estudado nas duas últimas semanas para as aulas sobre Durkheim (que em geral eu acho meio chato) e o fato social (que eu acho interessante como mecanismo de análise)...
Alguns dizem que a vida criativa está nas idéias; outros, que ela está na ação. Na maioria dos casos, ela parece estar num ser simples. Não se trata de virtuosismo, embora não haja nada errado com ele. Trata-se de amor por algo, de sentir tanto amor por algo - seja por uma pessoa, uma palavra, uma imagem, uma idéia, pelo país ou pela humanidade - que tudo o que pode ser feito com o excesso é criar. Não é uma simples questão de querer; não é um ato isolado da vontade. Simplesmente é o que se precisa fazer.
Relacionei isso diretamente ao estudo da violência, pois a energia da violência também é excesso. Lembrei do Platão, ao falar dos exageros, e de Hobbes, ao tematizar as paixões (o Locke, com mais suavidade, também faz isso), e do eneagrama, ao falar da natureza dos egos. Todos tratam o exagero como algo a ser contido, como a fonte de diferentes formas de destruição, embora não seja algo que se possa (e que talvez não se deva) eliminar. Diferentemente, tratar o excesso como fonte da criatividade pode ser um meio de buscar transmutações de energias potencialmente destrutivas... e mais do que isso, tratar o excesso como amor por algo... talvez seja uma das chaves para a compaixão.

Comments

marcus said…
Παολα.

Ος μευς αμιγος γρεγος τεμ υμα παλαλαϝρα θυε τραδυζ βεμ ο σεντιμεντο ~εχξεσσο~. Ηψβρις.
Βειϳος,

Μακαριος.
marcus said…
Δεσξυλπε ο ερρο. Παλαϝρα ε ναο παλαλαϝρα.
Μαις βειϳος.

Μακ.
Paola Ranova said…
Winnie... não tenho dicionário em grego... Delirius Academicus indeed...
Guilherme said…
cumulo do bregolismo

Popular posts from this blog

Grounded Spirituality

Lapis Lazuli Consciousness

Positivity