Posts

Showing posts from February, 2013

Nada teu exagera ou exclui

"Para ser grande, sê inteiro. Nada teu exagera ou exclui." (Fernando Pessoa) "Prefiro sentir-me inteiro do que ser bom." (Carl Gustav Jung) E não há perigo em não ser "bom", não há riscos para as demais pessoas, pois quando somos inteiros não somos violentos. Acredito que é a violência, sofrida ou causada por nós, que exagera e exclui. Exclusão e reações exageradas andam juntas.

Sombra

A sombra é a verdadeira essência do impulso religioso, onde tradicionalmente procuramos equilíbrio entre luz e escuridão. (Neale Donald Walsh, Introdução do livro de Debbie Ford, em "O lado sombrio dos buscadores de luz")

Árvore, Realismo e Proporcionalidade entre Céu e Terra, Dentro e Fora, Pais e Filhos

Ao falar sobre a simbologia da árvore para povos antigos, especialmente orientais e essênios, Roberto Otsu afirma duas coisas importantes em "A Sabedoria da Natureza": 1. é fundamental aceitar a natureza das coisas (não adianta querer que uma goiabeira dê pêssegos, por exemplo); e 2. A copa de uma árvore é proporcional a suas raízes, ou seja, "céu e terra" se equilibram, e quando isso não acontece, raízes frágeis fazem a árvore tombar (e acredito que dessa forma a pessoa ou vive limitada ou vive em ilusão). Em termos individuais, quem investe muito na própria imagem e não tem busca interior se torna uma pessoa vazia e deixa fracos legados, se é que deixa algum. E quem se volta excessivamente para dentro e para o mundo espiritual também não constrói muito e também deixa fracos legados, se é que deixa algum. Do ponto de vista sistêmico, associando isso a constelações familiares, talvez faça sentido pensar que quem tem emaranhados com antepassados e permanece em ju...

Ordem e Amor

A ordem não se deixa suplantar pelo amor, pois o sentido de equilíbrio que atua na alma, anterior a qualquer amor, leva a ordem do amor a fazer justiça e compensação, mesmo ao preço da felicidade e da vida. Por essa razão, a luta do amor contra a ordem está no início e no fim de toda tragédia, e só existe um caminho para se escapar disso: compreender a ordem e segui-la com amor. Compreender a ordem é sabedoria, segui-la com amor é humildade. (Bert Hellinger, "O Amor do Espírito", p. 38)

Sobre a ideia de sabedoria

Talvez a sabedoria seja principalmente confiar em princípios, mais do que desconfiar de pessoas. (Paola Ranova, 12.02.2013)

Contextos e Gerações

Antes de tudo o contexto, para depois se comparar as gerações com o maior cuidado do mundo. Dentro de uma mesma família e entre pessoas, as gerações não se comparam. Mas no nível institucional, acho que a comparação faz sentido para buscar desenvolvimento e aperfeiçoamento, desde que, como foi dito, antes de tudo se respeite o contexto.

Caminho de livre-arbítrio/entrega

Acho que tudo na vida está sempre à nossa disposição, tudo de bom e de ruim. E o nosso caminho se faz de livre-arbítrio e entrega.

Como a fenomenologia é concebida por Hellinger

Conhecimento profundo exige recolhimento. A postura fenomenológica, a contemplação, provém do recolhimento. Isso significa persistir numa coisa até que algo que estava oculto se desvende diante do olhar interior e mostre sua essência. (Hellinger, "Um Lugar para os Excluídos")

Natureza

A natureza é um mundo tanto físico quanto espiritual.

Verdade Interior

Bert Hellinger em "Um Lugar para para os Excluídos": A atitude de tomar distância do entusiasmo geral e da pressão que ele exerce permite que eu mantenha minha liberdade e com isso me movo em um campo mais amplo. (...) Eu sigo um movimento interior (...). O que importa é algo essencial na alma, o ponto onde sentimos a nossa essência, o centro do nosso ser. Lá nos é prescrito onde existe progresso para nós e onde não existe. Quando sigo esse movimento, ganho força e permaneço ligado a esse centro íntimo. (...) Quando estamos em sintonia, nada pode dar errado. Apodera-se de nós um movimento criativo que nos carrega. Esse é o caminho onde ocorrem os insights decisivos. Em todos os tempos falou-se dessa verdade interior. As crianças pequenas, por exemplo, estão desde o início conectadas a ela. Só mais tarde se desviam.